1 de julho de 2009

Extinção em alto mar no Brasil

O ecossistema marinho é um dos que mais sofrem com danos ambientais

Agora, o problema está relacionado com os tubarões. É o que mostra o estudo do Grupo de Especialistas em Tubarões da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), com escritórios em mais de 45 países. De acordo com a pesquisa do Grupo, os mares podem sofrer com mais um desequilíbrio ambiental, dessa vez causada pela extinção de espécies de tubarão.


Segundo o Grupo, que possui cerca de 10,000 cientistas voluntários ao redor do mundo, um terço das 64 espécies de tubarões existentes irá desaparecer. O motivo? A pesca predatória.

Os cientistas são enfáticos quando dizem que a extinção de espécies de tubarões pode causar uma verdadeira tragédia ambiental. Já que esses animais estão no topo da cadeia alimentar, sendo essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Segundo Sonjan Fordhan, vice presidente do Grupo de Especialistas em Tubarões da UICN e diretora de política da aliança pelo tubarão, o maior predador dos mares é vulneravil a pesca de barcos em alto mar e, por isso, corre um sério perigo de extinção.