25 de fevereiro de 2011

Cachaça boa, é cachaça velha

É muito comum ouvirmos falar que quanto mais velho for o vinho ou o champagne, melhor ele é. Porém, o que muita gente não sabe é que essa regra se aplica também na cachaça (a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil).

Quem explica isso são pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no estudo "Efeito do envelhecimento na qualidade da cachaça produzida por pequenos produtores”, publicado em 2010 na revista Ciência e extensão. Segundo eles, as técnicas de envelhecimento trazem melhor sabor e aroma à bebida.

Os pesquisadores explicam que o processo de envelhecimento ou maturação consiste basicamente em armazenar a bebida destilada em barris de madeira por um tempo determinado (12 meses, no mínimo) e em condições adequadas (barris com capacidade entre 200 e 700 litros).

Barris de carvalho - lugar onde a cachaça sofre o processo de envelhecimento Foto: copo de cachaça (Flickr.com)

Essa ação traz mais qualidade à bebida já que a cachaça recém-destilada, além de não apresentar cor, possui sabor picante, áspero e seco, por melhor que tenha sido realizado o processo de produção em todas as suas etapas (fermentação e destilação). “O processo de envelhecimento produz mudanças na composição química, no aroma, na cor e é responsável pala diminuição do sabor alcoólico e agressividade da bebida, com simultâneo aumento da doçura e sabor de madeira, tornando-a sensorialmente mais agradável”, destacam.

Eles ressaltam que a maior difusão dessas técnicas pode ser particularmente interessante para os pequenos produtores de cachaça (que fazem a fabricação artesanal, a chamada agroindústria de alambique).
A maior qualidade conseguida na cachaça, levaria ao aumento das vendas e isso traria um ganho mercadológico, pois conquistariam mais competitividade e preço em relação a fabricação industrial (setor responsável por 75% da produção nacional de cachaça, que é em torno de 1,3 bilhões de litros por ano).

Fonte: Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)