25 de junho de 2012

Agricultura na Rio+20


Durante a Rio+20 vários painéis discutiram a contribuição da agricultura para as mudanças climáticas. Em um deles, especialistas  debateram o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), que sugere medidas que podem ser adotadas na agricultura para mitigar emissões de gases de efeito estufo – CO2, CH4 e N2O – e promover a retenção do carbono na biomassa e no solo.


De acordo com Erikson Chandoha, representante do Ministério de Agricultura, é possível aumentar a produção agrícola sem comprometer o planeta, desde que medidas preventivas como as do Plano ABC sejam adotadas. Para demonstrar a necessidade de mudanças, Karen Suassuna revelou que o desmatamento no Cerrado – principal região do cultivo da soja – é mais severo que na Amazônia, que possui 82% da vegetação original enquanto o Cerrado 52%.

 


Algumas ações que estruturam o ABC são: recuperação de pastagens degradas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, tratamento de dejetos e adaptação as mudanças climáticas.

Todas essas medidas têm como principal objetivo mitigar a emissão dos gases do efeito estufa na agricultura. Há ainda outros objetivos complementares como, melhorar o sistema produtivo do sistema rural, incentivar a adoção do sistema de produção sustentável, reduzir o desmatamento causado pela agropecuária e outros.

De acordo com Luiz Adriano Maia Cordeiro, da Embrapa, o governo já realizou medidas entre 2010 e 2012 para promover o Plano ABC. Alguns exemplos são: linha de crédito agrícola para adoção das tecnologias do ABC, campanha publicitária na televisão, grupos gestores estaduais, oficina de trabalho, capacitação de técnicos e materiais didáticos, além do uso do biogás pela agricultura familiar, que gera renda e preserva o ambiente, através do tratamento dos dejetos animais para a sua produção. Segundo ele, a expectativa de resultados com a geração de energia através do biogás, até 2020, é de 18 milhões de reais.

Mais informações sobre o Plano ABC


Wedis Martins

Fonte: Agência Notisa