4 de novembro de 2011

Transformação do gás do esgoto em combustível para carros

Uma parceira entre o Brasil e a Alemanha promete ajudar a diminuir as emissões de dióxido de carbono dos automóveis na atmosfera. A ideia é transformar o gás liberado no processo de tratamento de esgoto em combustível para os carros, no lugar do petróleo. A transformação do biogás de esgoto em combustível já ocorre em cidades como Estocolmo, na Suécia, e em Berna, na Suíça. 


Aqui no Brasil, o projeto-piloto será implantado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) na cidade de Franca, no interior paulista. A estação de tratamento de esgoto da cidade será equipada com um biodigestor que vai captar diariamente 2.700 m³ de biogás e irá enriquecê-lo com a inserção de componentes químicos para que se transforme em 1.800 m³ de biometano, que tem o mesmo poder calorífico da gasolina.

À esquerda, estação de tratamento de esgoto de Franca, no interior de São Paulo. À direita, exemplo de ônibus que é abastecido com biogás enriquecido a partir do tratamento de esgoto. Parceria entre Brasil e Alemanha prevê investimentos de R$ 6 milhões em projeto inédito no país.

Esse produto resultante do tratamento do esgoto será aplicado na frota de veículos da Sabesp que atende a região de Franca. De acordo com os pesquisadores que estão por trás do projeto, um metro cúbico de biometano equivale a um litro de gasolina. Com isso, eles estimam ter uma economia de 1.800 litros de gasolina por dia e uma redução nas emissões de CO2.

Estimativa da organização ambiental World Resources Institute, sediada em Washington, nos EUA, é que cada litro de gasolina emitiria cerca de 2,28 kg de CO2. Com o experimento, anualmente haverá a redução de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de dióxido de carbono com o reaproveitamento do gás.

A previsão é que a instalação do biodigestor ocorra até março de 2012. Os pesquisadres ainda estão pensando em como irão levar este gás combustível aos veículos que serão convertidos para recebê-lo. Se irão construir um caminhão adequado ou um novo ponto de distribuição. Segundo eles, qualquer cidade com mais de 20 mil habitantes pode aderir a esta tecnologia. São Paulo, por exemplo, poderia ter todos os seus 5 mil m³ de biogás que gera por hora, transformado em combustível a partir do beneficiamento.

Wedis Martins