6 de julho de 2009

Mais da metade da população brasileira dorme mal

Os brasileiros dormem mal. Esta é a conclusão que os resultados preliminares do maior estudo já realizada sobre o sono no Brasil revelam. Os dados da pesquisa, desenvolvida pela Sociedade Brasileira do Sono e pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, mostram que 53,9%, dos 43 mil entrevistados em várias capitais do País, sofrem com problemas na hora de dormir.

A insônia, e outros distúrbios que afetam o sono, como sonambulismo, apnéia (para da respiração) e síndrome das pernas inquietas, trazem uma série de complicações a vida das pessoas. Uma noite mal dormida leva à falta ao trabalho e à escola, causa queda no rendimento e irritação. Além, da causa de estresse, o que aumenta o risco de doenças cardíacas e psiquiátricas. Segunda a pesquisa, 43% dos entrevistados apresentam sinais de cansaço no decorrer do dia.

Como explica o neurologista e psiquiatra Marcelo Michel Hanna, no site omaispositivo, há muito o que estudar ainda sobre os problemas do sono. “Os serviços especializados no tratamento desses distúrbios têm pouco mais de dez anos”, diz. O resultado final da pesquisa irá trazer mais detalhes sobre o sono do brasileiro, contribuindo para que avanços aconteçam no tratamento desses problemas.