O Brasil produz cinco milhões de televisores por ano, e nenhum brasileiro projeta televisor. Como pode isso? Quem explica é Weber Figueiredo, vice-diretor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante palestra na II Semana de Produção Científica e Tecnológica da Faculdade de Engenharia da (Uerj). Segundo ele, o miolo da TV, do celular e de todos os aparelhos eletrônicos, é todo importado. Somos meros montadores de kits.
Para entender melhor como isso funciona, saber qual a diferença entre um pais gerar dinheiro e gerar riqueza, e saber como o Brasil pode avançar no seu desenvolvimento tecnológico, leia na integrada a palestra do vice-diretor.
"Educar o povo de verdade, financiar vigorosamente a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, estancar a sangria que suga nossos recursos para o exterior e estimular a produção de riquezas sob o controle dos brasileiros são decisões políticas que caberiam a governos preocupados com as próximas gerações e não apenas com as próximas eleições", Weber.