31 de agosto de 2009

Pesquisa mostra que Brasileiros não sabem a diferença entre light e diet

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto mostrou que a maioria dos pacientes com diabetes mellitus, tipo 2, desconhece a diferença entre produtos diet e light

 Apesar de os consumirem com frequência. Isto é algo preocupante perante a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as pessoas esta doença devem variar a ingestão de produtos light e diet.

Esse rodízio é importante para que não haja acúmulo de uma determinada substância no organismo como, por exemplo, açúcar, gordura e sódio. De acordo com o estudo, essa população não têm o hábito de leitura do rótulo dos produtos e, ainda, não se preocupa com a quantidade utilizada.

Esse conjunto de desinformações, segundo a nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, responsável pela pesquisa, pode trazer prejuízos para a saúde. “As pessoas com diabetes precisam restringir o uso de açúcar. O uso consciente e adequado destes produtos pode facilitar a adesão ao tratamento e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, suprindo o desejo pelo sabor doce, sem alterar a glicemia”, avalia.

Diferença entre Light e Diet

Light: designa alimentos que possuem baixos teores ou teores reduzidos de calorias, açúcares, gorduras totais, colesterol, sódio, etc. Nesses alimentos estes nutrientes não são eliminados como no caso dos alimentos Diet, pois não são produzidos com a finalidade de atender as necessidades de dietas dietoterápicas.

Para que um alimento seja considerado Light, pelo menos 25% das calorias e nutrientes envolvidos devem ser reduzidos.

Os alimentos Light são os produtos mais indicados para dietas de emagrecimento ou de manutenção do peso.

Os alimentos Diet são destinados às pessoas que possuem alguma patologia (diabetes, hipertensão, etc) e necessitam de dietas específicas, embora saibamos que pessoas saudáveis também têm utilizado esses alimentos com frequência. Nesses alimentos a presença de certos nutrientes deve ser eliminada. Assim, o termo Diet pode ser utilizado para alimentos:

• Que não possuem açúcares (carboidratos).
• Que não possuem proteínas.
• Que não possuem gorduras.
• Que não possuem sódio (sal), etc.

Assim, um alimento Diet não é, necessariamente, sinônimo de alimento sem açúcar e destinado apenas aos diabéticos, podendo ser específico para pessoas com problemas cardiovasculares (restrição de gorduras), para pessoas hipertensas (restrição de sódio), etc.