Quem explica isso são pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no estudo "Efeito do envelhecimento na qualidade da cachaça produzida por pequenos produtores”, publicado em 2010 na revista Ciência e extensão. Segundo eles, as técnicas de envelhecimento trazem melhor sabor e aroma à bebida.
Os pesquisadores explicam que o processo de envelhecimento ou maturação consiste basicamente em armazenar a bebida destilada em barris de madeira por um tempo determinado (12 meses, no mínimo) e em condições adequadas (barris com capacidade entre 200 e 700 litros).
Barris de carvalho - lugar onde a cachaça sofre o processo de envelhecimento Foto: copo de cachaça (Flickr.com)
Essa ação traz mais qualidade à bebida já que a cachaça recém-destilada, além de não apresentar cor, possui sabor picante, áspero e seco, por melhor que tenha sido realizado o processo de produção em todas as suas etapas (fermentação e destilação). “O processo de envelhecimento produz mudanças na composição química, no aroma, na cor e é responsável pala diminuição do sabor alcoólico e agressividade da bebida, com simultâneo aumento da doçura e sabor de madeira, tornando-a sensorialmente mais agradável”, destacam.
Fonte: Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
2 comentários:
Obrigado pelo comentário, adoro ver gente nova no meu blog, parabéns o seu blog é bastante interessante, vou te seguir,tchauu
De nada. É que eu fiquei completamente apaixonado pelo filme. Um dos melhores romances que já vi (aliás, acho que é o melhor). E o seu blog é muito divertido, você fala sobre tudo. Abs!
Postar um comentário